A 37ª edição do Festival de Outono Akimatsuri, em Mogi das Cruzes, termina neste final de semana. O evento, que é um dos maiores da comunidade nipobrasileira, reunirá diversas atrações artísticas e culturais, além de comidas típicas.
wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/clients/client1/web2/web/wp-includes/functions.php on line 6114Publicado em Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024 Atualizado em 12/04/2024 às 11:16
por Paiva RubensA 37ª edição do Festival de Outono Akimatsuri, em Mogi das Cruzes, termina neste final de semana. O evento, que é um dos maiores da comunidade nipobrasileira, reunirá diversas atrações artísticas e culturais, além de comidas típicas.
No sábado (13), o festival vai das 10h às 22h. Já no domingo (14), o horário é das 10h às 21h (confira a programação abaixo). A classificação é livre para todos os públicos.
O Akimatsuri acontece no Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na Avenida Japão, 5.919, no bairro Porteira Preta. No local, os visitantes encontram uma área de 240 mil metros quadrados, com uma decoração inspirada na cultura japonesa.
Todas as informações estão disponíveis no site do evento.
O Akimatsuri tem também uma ampla praça de alimentação com uma grande diversidade de pratos orientais, como yakissoba e sukyaki, até os mais diferentes, como o okonomiyaki – que é a pizza japonesa. A culinária do festival ainda reserva outras surpresas para quem gosta de degustar pratos típicos japoneses, como o churrasco com wagyu – carne típica japonesa.
No total, são mais de 35 boxes na Praça de Alimentação que servem também udon, tempurá, gyoza, harumaki, takoyaki, oniguiri, yakitori e outras iguarias como doces e pastéis. Além disso, há opções de churrasco e espetinhos de carne, frango e linguiça.
No local, há também um Centro de Negócios com 150 estandes, divididos entre os setores automotivos, de prestação de serviços, alimentação, mini-shoppings e importados e utilitários agrícolas.
Além disso, vale lembrar que o Akimatsuri surgiu em 1986 para agradecer às boas colheitas. Por isso, foi montado um Pavilhão de Exposição Agrícola com 800 metros quadrados com mais de 500 itens doados por cerca de 120 produtores de flores, frutas, legumes, hortaliças e ovos do Alto Tietê. O setor de fungicultura também é representado com grande variedade: shimeji, shitake, eryngui, enoki, kikurague, champignon, portobello e nameko. O melhor é que quase todos os itens estão à venda a preço de produtor.
No palco da festa sobem mais de 60 atrações como grupos de danças folclóricas japonesas, bandas de K-Pop e cantores nikkeis. Também haverá apresentações variadas dos tradicionais taikos (tambores japoneses), trazendo um pouco da cultura das províncias do Japão. No sábado (13), o festival ainda contará com o concurso Miss e Mister Akimatsuri Júnior.