A estética “feia” é o novo bonito do momento? A menos é isso que apontam os cliques de streetstyle e looks de influenciadores brasileiros e gringos.
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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/clients/client1/web2/web/wp-includes/functions.php on line 6114Publicado em Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 Atualizado em 04/04/2024 às 14:27
por Rogério DuarteA estética “feia” é o novo bonito do momento? A menos é isso que apontam os cliques de streetstyle e looks de influenciadores brasileiros e gringos.
Mas longe de combinar qualquer roupa aleatoriamente, o estilo vem embalado e etiquetado com o elegante nome “ugly chic”, ou “feio chique”. Seu sucesso vem lá de Milão, na Itália, mais especificamente do ateliê de Miuccia Prada, neta de um dos fundadores da grife.
Adepta do estilo, a influenciadora Malu Borges conta que a ‘beleza estranha’ é a que tem mais chamado sua atenção na moda.
A stylist e consultora de moda Manu Carvalho deixa claro que, apesar de a estética ser muito creditada a ela, a italiana apenas ajudou a difundi-lo nas ruas:
Uma das características mais marcantes da trajetória da estilista na marca, que começou em 1985, é exatamente essa busca pelo o que é visualmente diferente, fora do padrão ou que beira o excêntrico.
Por isso, mais do que analisar o visual, Manu reflete sobre a mensagem por trás daqueles shapes largos, estampas extravagantes, a escolha de acessórios e da paleta de cores: “Quando a Miuccia faz algo que eu não gosto, vou pensar para entender [risos]. Olho sempre com muito respeito e admiração o trabalho dela”.
Não que exista uma receita de bolo, mas há certos elementos marcantes nesta estética, o personagem Agostinho Carrara que o diga! Manu o resume como o “contrário do belo”, que causa “estranheza” e esbarra no “nonsense”.
Para além da Prada, diversas criações da Gucci, Versace, Burberry, Dries Van Noten, Marc Jacobs e Miu Miu – segunda etiqueta de Miuccia – também ajudam a costurar a história deste estilo “kitsch” (termo emprestado da arquitetura para descrever uma estética maximalista, excêntrica e até considerado “brega”).
Inclusive, uma recente e caricata referência foi apresenta pelo estilista Marc Jacobs em um desfile que celebrou seus 40 anos de carreira. Modelos cruzaram a passarela com aparência de bonecas usando roupas com proporções exageradas.