Andrea Beltrão realiza sonho antigo e promete emocionar em novo projeto no Rancho Fundo
Mario Teixeira é o responsável por trazer mais uma história emocionante e cheia de esperança para as telinhas. Com estreia…
wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/clients/client1/web2/web/wp-includes/functions.php on line 6114Onda de calor no Brasil e principalmente no Rio de Janeiro assusta moradores com sensação térmica acima do esperado
Rio de Janeiro, 14 de março de 2024 – A Cidade Maravilhosa viveu um fim de semana de calor infernal, com a sensação térmica batendo recordes históricos. No sábado, Guaratiba, na Zona Oeste, já registrava 60,1ºC. No domingo, a temperatura escaldante subiu ainda mais, alcançando impressionantes 62,3ºC no mesmo bairro, segundo o Sistema Alerta Rio.
Mas o que é sensação térmica?
O Alerta Rio explica que o calor que sentimos não depende apenas da temperatura do ar, mas também da umidade e do vento. Por isso, a sensação térmica é utilizada para medir a intensidade do frio ou do calor que o corpo humano percebe.
Quando as temperaturas estão elevadas, o corpo tenta se equilibrar através do suor. “A evaporação do suor ajuda a resfriar o corpo, mas quando a umidade também está alta, o suor não evapora de forma eficiente, aumentando a sensação de calor”, explica o sistema da Prefeitura.
No Rio, a umidade relativa do ar facilmente ultrapassa os 65%, elevando a sensação térmica. No domingo, antes das 9h, a temperatura já beirava os 54,3ºC no Jardim Botânico. Em Guaratiba e na Barra da Tijuca, a sensação chegou a 53,2º e 51,0ºC, respectivamente.
Uma massa de ar quente, conhecida como “bolha de calor”, está instalada na Argentina e Paraguai, afetando diversos estados brasileiros. O fenômeno é resultado da formação de um “domo de calor” que prende o ar quente na superfície terrestre, elevando as temperaturas a níveis extremos.
O centro do domo de calor se manterá sobre o Norte da Argentina e o Paraguai, com máximas de até 45 °C. No Centro-Sul do Brasil, a sensação térmica em alguns locais do Sul do país passará dos 40ºC.
O calor excessivo pode durar até dez dias em alguns estados, prolongando o fim do verão, previsto para 20 de março.
Dicas para se proteger do calor:
Com o calor intenso, é importante se cuidar e tomar precauções para evitar problemas de saúde.
Veja a sensação térmica ao vivo da sua cidade no site sensacaotermica.com.br.
Mario Teixeira é o responsável por trazer mais uma história emocionante e cheia de esperança para as telinhas. Com estreia…
A 37ª edição do Festival de Outono Akimatsuri, em Mogi das Cruzes, termina neste final de semana. O evento, que…
A ExpoLondrina está cada vez melhor! Depois de receber grandes nomes como Gustavo Mioto, Luan Santana e Maiara e Maraisa,…